Esteriótipos

terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Meio dia. Barulho na cozinha, minha mãe andando de um lado para o outro afim de aprontar-se logo para o trabalho, sendo ela uma professora do fundamental. Eu, jogada no sofá da sala com o notebook no colo, vasculhava monotonamente meu facebook em busca de algo que me chamasse a atenção, sem muito sucesso até aquele instante. Foi então que encontrei uma página inspiradora, a Arte Destrutiva (confira mais esse magnífico trabalho bem aqui) e junto dela, uma tira que me chamou muita atenção:


Surpreendida com o efeito que a mensagem me causou, resolvi compartilhar com minha mãe, essa já um pouco adiantada com a correria que criara instantes antes, a bonita e desconcertante imagem que encontrara. E devo falar que foi sufocante quando em mera simplicidade, ouço daquela mulher a frase: Essas garotas idiotas merecem tudo isso.
Meu primeiro sentimento fora o choque, mas logo a incredulidade me tomou conta e insisti, chocada, perguntando o porque ela achava isso. Foi então que me veio com a conversa que tanto nós já escutamos.
"A mulher deixou filmar e tirar foto porque quis, ninguém a obrigou. Se ela não possuía o mínimo de bom senso, agora que arque com as consequências, afinal apenas pessoas estúpidas e ordinárias se deixam serem fotografas em momentos íntimos como esses."
Agora, o que eu sentia era apenas a repulsa. Vários outros comentários sobre "Homens são todos iguais", "mulheres são cínicas e querem passar como vítimas" e "muito bem feito para elas" foram murmurados essa tarde, e admito que eu adquiri mais vergonha pela minha progenitora do que em qualquer outro dia. Foi então que parei para analisar essa questão de machismo, feministas, discriminação de sexo e afins, e cheguei em minha conturbada conclusão que agora venho compartilhar. Antes de mais nada, desculpem-me quaisquer embaraços de fatos e hipóteses, pois devo afirmar que meu espírito é confuso.

Pensamento de algumas feministas:

; Um homem que vê a mulher como uma mercadoria sexual; a aborda, lhe ofende, lhe assusta, a ameaça, abusa. Ele é um monstro.
; Uma mulher que vê um homem como um simples meio de prazer; lhe diz gracinhas, se oferece, insiste, ataca se rejeitada, importuna. Ela não fez nada.


Devo deixar bem claro que não, eu não estou defendendo os atos de um covarde estuprador que acha que uma mulher vestindo roupas curtas pode e deve ser abordada de forma intimidadora, nem tentando ofender nenhum dos lados. Só acho que não deveria ser criado um esteriótipo de que apenas os homens são machistas, quando muitas mulheres adotam os mesmos conceitos desses covardes que nos oprimem nos dias atuais. Não existe o machismo, existe apenas a arrogância, a crueldade e o egoísmo. Se homens que acham a mulher um objeto descartável são apelidados de machistas, mulheres que criticam umas as outras pelas suas vestimentas e acham bem feito quando "vadias" são abusadas nas ruas e expostas online devem ser chamadas de quê? 

Pensamento de alguns machistas, tanto homens quanto mulheres:
; Usa roupa curta, logo é vadia.
; Deixou que o namorado lhe fotografasse nua, logo é vadia.
; Se insinua para rapazes, não deve reclamar quando abusada.
; Suas roupas pedem para ser estuprada.
; Ela mostra a barriga na rua? Sem caráter. Ele anda sem camisa? "Top" "Ele pode" "Gostoso" "Nada a ver, é só a barriga" "Delícia".

Vasculhando a Wikipédia afim de descobrir sua opinião sobre tal assunto, encontro em sua matéria: Machismo ou chauvinismo masculino consiste em caráter de macho, ou característica puramente masculina. A palavra "chauvinista" foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa.
Não, o que muitos nomeiam de machismo não é um ato exclusivamente masculino, não são só homens que menosprezam o sexo feminino, não tente jogar a culpa toda sobre eles. Esse tal machismo provém de todos os sexos, pois as próprias mulheres se humilham, tiram o valor da uma das outras e não percebem que estão difamando a si mesmas em muitas de suas atitudes.

Meu pensamento em relação ao "homem machista que humilha a mulher":
; O correto deveria ser "ser humano que humilha toda a humanidade, inclusive a si mesmo".

O mundo se resume em pessoas colocando a si mesmas como base de um ser perfeito, criticando a atitude alheia (seja você homem, mulher, negro, branco, gay, cristão, ateu, judeu, e por aí vai) e ao mesmo tempo usando a sua imagem como uma forma de defesa e tentativa de vitimizar qualquer seja a ideologia que você apoie. Estou alimentando um esteriótipo e dizendo que todos são assim? Não. Estou insinuando que as feministas se fazem de vítimas? Algumas. Mas também existem aquelas que realmente precisam de apoio, que são verdadeiramente sinceras quando expressam seus sentimentos e o desejo de serem igualadas, mas acabam tendo seus ideais ofuscados por machistas que querem se passar por oprimidos quando eles mesmos sustentam a opressão. É triste ver páginas feministas onde as mulheres tentam se colocar acima dos homens, e não ao seu lado. Igualmente como é triste ver pessoas que julgam o próximo de forma cega e entregam seus conceitos ao maldito opressor. Homens abusam de mulheres? Sim, e eles são monstros. Mulheres abusam de outras mulheres? Também, e são igualmente nauseantes. Resumindo, o mundo é um recanto de moléstias.
Não defenda apenas seu espaço como mulher, ou o espaço de outra mulheres. Anseie pelo seu espaço como ser humano, lute por uma causa que defenda todos os meios e não apenas a um grupo afetado. 

E finalizando, devo citar alguns fatos básicos para viver melhor que todos conhecem, mas nem todos seguem:
- Antes de julgar ao próximo, veja os seus próprios erros.
- Aquele ao seu lado é tão humano como qualquer outro.
- Você não é mais ou menos que ninguém.
- Antes de clamar por seus direitos, reveja se tem respeitado os do próximo.

E com isso, termino esse desabafo pessoal.
Com amor, Lilium ~

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!