R3mendando apresenta: Dark Wood Circus

sábado, 13 de abril de 2013


Bom dia, seres. Como vão? Tratem-me como Lilium e estou aqui hoje para falar sobre vocaloid. Para quem não sabe, o Vocaloid é um programa de síntese de voz criado pela Universidade Pompeu Fraga.  Ele usa tecnologia de sinterização de voz gravada especialmente de atores ou cantores.
Tendo vários vocaloids e utaus e possuidor de coleções de músicas relativamente fofas e românticas como I Like You, I Love You ou dramáticas como The Little Mermaid, estou aqui para mostrar o lado macabro desse programa, uma de várias partes. Provavelmente terão outros artigos sobre vocaloid aqui –já que mantenho extrema fascinação pelo trabalho de seus autores- então aproveitem.
Vamos falar sobre uma das mais famosas sagas de canções do programa, o Dark Wood Circus. Escrito pelo Machigeriita-P ou, Daisuke Kuchiki, conhecido por suas composições voltadas para o horror, um dos primeiros compositores do programa e muito conhecido por seus admiradores, é uma saga realmente intrigante. Composta por cinco músicas e mais um anexo de outro compositor, sendo estas em ordem: Steel Cage Princess, Dark Wood Circus –a música sede da trama e a de qual iremos falar-, Blue Ice Castle, Red Swamp Bottom, Guard and Scythe  e por último,  Wide Knowledge of the Late, Madness.
A segunda música da trama e a origem do nome da mesma, conta a história da Utau Meiko em seus seis, sete anos descobrindo um não tão maravilhoso circo em sua cidade. Lá há criaturas interessantes, como os gêmeos Rin e Len Kagamine que, por algum motivo, agora não passam de duas cabeças em um corpo. Também conhece a linda Miku, a diva deformada e o jovem Kaito, um ser de aspecto frio e que se alimenta de humanos. No final, ela também é supostamente adentrada ao circo, tendo pro algum motivo ganho perigosos olhos vermelhos. O problema em questão que traz um certo trauma aos ouvintes é que: Toda a trama dessa música é baseada em fatos reais.
Há realmente o toque de magia e ficção em toda a história, mas o autor usou como base algo que realmente aconteceu no Japão. Durante o período Edo, já era de costume crianças desaparecem de suas casas, ou até mesmo crianças de rua e orfanatos sumirem magicamente, sem nunca mais serem vistas por seus conhecidos. Elas eram levadas até espécies de circos e serviam como show para pessoas frias e sádicas, sendo deformadas e mutiladas ao vivo para um enorme público se deliciar com tais cenas. Eram feitas de escravas e muito mal tratadas, além de que qualquer ordem que se negassem a realizar resultava num castigo extremamente pior. Assim como na idade medieval que pessoas eram mortas para o divertimento de seus espectadores e tudo era considerado arte, assim era feito no Japão. Para muitos, aquilo não passava de algo normal e divertido de se assistir. Hoje em dia não é mais permitido e não há relatos que ocorra, mas nunca se sabe. Num país de manias tão estranhas, é bem provável que essas práticas de torturas tão sádicas ainda sejam realizadas em crianças que foram esquecidas pela sociedade. A música mostra como, mesmo que fossem obrigados a parecerem felizes, todas aquelas crianças possuíam apenas um sonho: morrer.
Curiosos e dispostos a assistir? Venham aqui!


0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!