O que é a felicidade para você?

quarta-feira, 5 de junho de 2013

~

Hoje durante a aula de filosofia a professora perguntou para sua turma o que era a felicidade. Não houve respostas concretas, apenas murmúrios incertos. Isso me deixou desconcertada, afinal nunca havia parado para pensar neste assunto. No final, cheguei a uma opinião própria.
O que é a felicidade; é um fragmento de êxtase em sua vida, como um alucinógeno lhe fazendo efeito. E como qualquer outra droga, o efeito se vai em pouco tempo; você pede por mais e seu corpo acaba se acostumando, aquilo vira uma rotina monótona, perdendo toda a emoção que lhe proporcionava no começo. Você quer fugir dos problemas, esquecer as aflições e enxergar apenas você no topo de sua prioridade. Por isso, você começa uma caçada pelo novo conjunto de drogas que irá injetar em sua alma em busca de uma felicidade cada vez maior. Você só quer um alucinógeno novo, algo que te desligue do mundo por muito mais tempo do que da última vez. A felicidade é aquilo que faz você esquecer o desespero, a dor, o arrependimento. Você fica vazio de qualquer sentimento ruim, e o que você considera uma paz interior não passa de um buraco oco, esperando ser transbordado de problemas mais uma vez. Por mais que seja uma mera ilusão –e você sabe disso, lá no fundo- você continua sua busca. Você precisa drogar sua vida pelo menos mais uma vez. Pois a felicidade é uma ilusão, uma ilusão passageira.
Também podemos considerá-la como uma fonte de água pura. Você de repente encontra a fonte, e ela sacia suas necessidades. Ela é tão prazerosa que você se agarra a esta, necessitando de seus benefícios. Às vezes você tenta se afastar, mas sente-se incomodado, precisa estar junto desta mais uma vez. Você volta. Ela te sacia. Uma hora, a fonte acaba. E é então que você sai em busca de uma nova fonte.
Um assunto também preocupante é onde as pessoas buscam sua felicidade; algumas encontram numa família, o que é positivo. Em fazer o bem, na sua humildade, na felicidade alheia. É algo fácil de dizer, mas extremamente difícil de encontrar - eu mesma conheço poucas pessoas de quem admiro a forma de ser feliz. Alguns encontram prazer em gastar dinheiro, satisfazer desejos carnais, traição, causar transtornos, intrigas, rompimentos, inimizades. Outros só conseguem ser felizes praticando o sadismo, humilhando aqueles que consideram estar abaixo de seu patamar ou invejando a felicidade alheia. Quanto mais aqueles que você inveja tornarem-se uma pessoa destruída e infeliz, mais prazer você sentirá. Pode parecer algo grosseiro de se dizer, mas a sociedade se resume nisso. Esmagar o próximo. Sugar sua vida. Os orgulhosos conseguem se reerguer, mas muitos preferem continuar destruídos no chão. Isso é algo que quase todos já passaram; serem derrubados para o prazer de alguém, um ser tão inferior, mas que se enxerga como o Deus de um mundo que ele mesmo criou.
E com esses pensamentos eu tive certeza de três pontos. Primeiro, a felicidade é algo ilusório, um truque de mágica. O orgulho é o combustível do corpo, e sem o combustível você morre - literalmente. E o último que percebi ao tentar descobrir o que tornava alguém mais feliz: o altruísmo só existe em contos de fadas.

E vocês, caros leitores: O que te tornam mais felizes?

"Do pó não surgi,
Mas ao pó retornarei.
E nesta existência asfixiante
minha felicidade esperarei"

Com carinho, Lilium. 

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!